João 3:16

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

João 3:16

feedturbo

PESQUISE

Translate

sábado, 19 de julho de 2014

PERSONAGENS BIBLICOS E CURIOSIDADES BIBLICAS




PERSONAGENS BIBLICOS E CURIOSIDADES BIBLICAS


Posted: 11 Apr 2014 03:24 PM PDT
Os evangelhos de Mateus, Marcos, e Lucas são conhecidos como Evangelhos Sinópticos ou sinóticos, devido a conterem uma grande quantidade de histórias em comum, na mesma sequência, e algumas vezes, utilizando exatamente a mesma estrutura de palavras. Tal grau de paralelismo relativo ao conteúdo, narrativa, linguagem e estruturas das frases, somente pode ocorrer em uma literatura interdependente. Muitos estudiosos acreditam que esses evangelhos compartilham o mesmo ponto de vista e são claramente ligados entre si. Desde que a exegese começou a ser aplicada à Bíblia ainda no século XVIII, os exegetas os chamaram de evangelhos sinópticos uma vez que se aperceberam que, dos quatro evangelhos, os três primeiros apresentavam grandes semelhanças entre si, de tal forma que se colocados em três grelhas paralelas - donde vem o nome sinóptico, do grego συν, "syn" («junto») e οψις, "opsis" («ver») -, os assuntos neles abordados correspondiam quase inteiramente. Ou seja, são classificados assim, por fazerem parte em uma mesma visão, ou mesmo ponto de vista.


Parte do conteúdo presente em todos os três evangelhos sinópticos é chamada de tripla tradição. Isso inclui a maioria das narrativas sobre os eventos da vida de Jesus, iniciando por seu batismo e terminando com a descoberta do túmulo vazio após a crucificação. Também incluem algumas das parábolas (tais como a Parábola do grão de mostarda). A tripla tradição é responsável por 76% do texto de Marcos. Parte desse material está presente em quase todos os evangelhos, e algumas vezes com pequenas variações, existem ainda alguns casos notáveis, chamados "acordos menores", aonde Mateus e Lucas entram em acordo entre si na estrutura de palavras diferindo de Marcos. 




Por sua vez, a dupla tradição explica o material (200 versos) compartilhado entre Mateus e Lucas, porém ausentes em Marcos. Esse conteúdo consiste quase que inteiramente nos discursos e ensinamentos de Jesus, e inclui a maior parte do Sermão da Montanha e a maioria das parábolas. Adicionalmente, a dupla tradição inclui três versos (Mateus 3:8-10) que são atribuídos à João Batista, (o último verso desse grupo também aparece em Mateus 7:19, atribuído à Jesus), e por fim a história do servo do centurião (Mateus 8:5-13).

O material de Marcos-Mateus, compartilhado entre ambos, inclui a história da morte de João Batista, diversos milagres (incluindo uma das duas ocorrências de alimentando multidões, a versão expandida do texto sobre a proibição do divórcio (Mateus 19:1-8), e também a narração da morte de Jesus (Marcos 15:34-41).

O material de Marcos-Lucas é limitado a um incidente isolado em Cafarnaum, envolvendo um exorcismo. (Marcos 1:21-28).

O material exclusivo de Marcos consiste em alguns versos (40), incluindo entre outros, Marcos 3:20-21, a Parábola da Semente (Marcos 4:26-29), dois milagres (Marcos 7:31-37 - Curando o surdo-mudo da Decápolis - eMarcos 8:22-26 - Curando o cego de Betsaida), dois fragmentos sem significação óbvia em Marcos 9:49 e Marcos 14:51-52, e o verso em Marcos 16:8 no qual há a declaração da mulher que descobriu o túmulo vazio e não disse nada a ninguém. 3 4

O material exclusivo de Mateus ou Lucas é bastante extenso. Este inclui dois distintos, porém similares fatos sobre a genealogia de Jesus, duas narrativas distintas de nascimento, e duas narrativas sobre a ressurreição. Mateus adiciona diversas declarações ao Sermão da Montanha, várias parábolas (incluindo "a Parábola do Credor Incompassivo", a "Parábola das Ervas Daninhas" e "a Parábola dos Trabalhadores da Vinha"), a profecia do julgamento final (Mateus 25:31-46), e descreve o suicídio de Judas Iscariotes. Lucas também traz múltiplos milagres e parábolas exclusivas (exemplo: A parábola do Bom Samaritano). Muitos detalhes dos últimos dias de Jesus somente podem ser encontrados em Mateus e Lucas. Por exemplo, Mateus é o único evangelho que declara que Jesus entrou em Jerusalém sobre dois animais (Mateus 21:2-7). Mateus é o único evangelho que declara que o túmulo de Jesus foi guardado por soldados. Lucas é o único evangelho que relata que um dos ladrões crucificados próximo à Jesus se arrependeu e recebeu de Jesus a promessa do Paraíso. (Lucas 23:40-43).

site de pesquisa: Wikipédia.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acredite : Jesus te ama


Jesus te ama porque que outra explicação teria um Deus deixar o seu trono de Glória só pra morrer em nosso lugar?. Já imaginou que Deus poderia destruir o mundo todo e reconstruí-lo novamente?. Mas poque será que ELE não fez isso?, Se bem que ELE já fez uma simulação de destruição total com o Dilúvio, porém ELE teve misericórdia de nossa espécie e deixou Noé e sua família para multiplicar e povoar a Terra novamente dando-nos uma nova oportunidade.
Depois de tantas guerras e pelejas enfrentadas por nossos Patriarcas na fé, Deus nos enviou o seu mais Poderoso e Generoso Presente que atende pelo nome de Jesus Cristo em meu idioma que é o Português,o qual veio nos libertar de nossas maldades que nos empurra para o abismo, porque em Jesus nós vemos o perfeito exemplo de conduta em toda a nossa maneira de viver, em tudo ELE nos deixou o exemplo mostrando também que a ideologia e conduta deste mundo esta completamente equivocada e que para realmente vivermos temos que nos mirar em seu exemplo, caso contrario nossa vida não passará de uma grande expectativa. Mas alguém pode me perguntar Jesus nunca foi casado, como pode ser um exemplo de bom marido? Ele nunca foi casado mas é Filho do Criador da humanidade e quem melhor do que ELE pra entender de ser ser humano?. Jesus nunca foi casado com uma mulher, mas ELE deixa o exemplo de amor para com a Igreja o qual não é muito diferente do amor que o um homem deve ter por sua mulher (família), dedicando-se a ela até as ultimas consequências.

Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela,Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra,Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível.Efésios 5:25-27

Não sei alguém já percebeu na leitura do Gênesis quando Deus diz: Façamos o homem a nossa imagem e semelhança, ELE não disse EU vou fazer o homem a minha imagem e semelhança, só o fato dele dizer façamos dá a entender que havia mais de um SER, o que pra mim significa que Jesus estava lá.


No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.Ele estava no princípio com Deus.Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens.João 1:1-4

Se depois disso tudo você ainda estiver com dúvidas , tire um tempinho para conversar com Deus, é isso mesmo conversar com Deus, ELE esta te observando agora aguardando esse lindo momento em que você finalmente vai falar com ELE.


Ah ! e com certeza ELE vai te responder.

Palavra de hoje

Hino 169 da Harpa cristã

Total de visualizações de página

Folheados



Seguidores